Registo de Domínios

Registe a sua presença na internet com a Inforcinco

Registo de Domínios

A sua empresa tem nome e morada, correto? Número de telefone? Fax? Endereço de email? Mas não tem um domínio?! Vamos já tratar disso!

Tal como outro contacto, o domínio da sua empresa é um requisito fundamental nos dias que correm.
Tão fundamental quanto a criação de uma presença online através de um site na Internet. Mas a escolha de um domínio obedece a alguma metodologia que deve ser observada para que o processo decorra corretamente e consiga obter o nome de domínio mais adequado às necessidades do seu negócio.

Antes de mais… O que é um domínio?
É o endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao seu site.
Exemplos de domínios: www.oseusite.com e www.oseusite.pt

Resumidamente… como posso registar um domínio?
Tem de avançar com dois passos básicos para ter o seu domínio registado.
Reservar e registar o domínio que pretende. Depois de escolher o domínio que deseja, é preciso ver se ele está disponível, isto porque os domínios mais concorridos estão normalmente indisponíveis.
Depois de registar o domínio, tem de escolher o alojamento onde serão guardados os ficheiros do seu site. O domínio que comprou será redirecionado para a empresa que lhe fornece o alojamento. Atenção que a maior parte das empresas de alojamento também permitem registar domínios.

Como proteger a minha privacidade?
Quando compra um domínio tem a opção de proteger a sua privacidade. Isso significa que o seu nome e contactos não serão publicados numa base de dados pública, logo evita ataques por spam e análises da concorrência. É uma opção bastante útil e o preço não costuma ser elevado.
Outra possibilidade de manter a privacidade é o Domain Forwarding ou redireccionamento de domínios para o seu domínio principal. Se escolher várias extensões do mesmo domínio, poderá reencaminhá-las todas para o domínio principal, onde estará alojado o seu site. O Domain Forwarding é um serviço que também costuma ser fornecido com um custo anual não muito elevado.

O nome de domínio deve incluir as palavras-chave do meu negócio?
Sim, se quer alcançar melhores resultados nos motores de busca é importante que o nome do domínio inclua as palavras-chave da sua empresa. Não se esqueça que a maior parte dos visitantes do seu site chega a si através de uma pesquisa num motor de busca, feita por uma ou mais palavras-chave relativas à sua área de atuação. Ou seja, se vende material escolar, por exemplo, é natural que os potenciais clientes cheguem até si através de palavras como “cadernos”, “caneta”, “lápis”. Se vende equipamento informático, os potenciais clientes vão parar ao seu site através de pesquisas com “computador”, “comprar portátil”, e por ai fora.

As palavras-chave são sempre importantes?
Não, se tem um pequeno negócio local, por exemplo, e quer apenas criar um site para atrair visitantes dessa zona, o tráfego dos motores de busca não é muito importante. Se é o caso, basta registar o domínio com o nome da sua empresa e promovê-lo junto dos habitantes da sua localidade. Se tem uma barbearia, por exemplo, e deseja ter um site online, pode perfeitamente descuidar-se nas palavras-chave porque o seu público está concentrado na localidade onde oferece os seus serviços (que nem estão à venda online).

Como escolher o nome ideal?

  • Escolha um nome simples composto apenas por uma palavra. Se precisar de juntar palavras não utilize traços (-) porque causam dificuldades de redação: faz-tudo.pt é mais complicado que faztudo.pt.
  • Se conseguir, não junte duas letras iguais: pintaamarelo.com ou computadoressoares.com.
  • Evite utilizar nomes em inglês ou qualquer nome que tenha escrita e memorização difícil. Em suma, não utilize palavras que possam causar dúvidas em termos de escrita.
  • Evite utilizar palavras que tenham as letras ç ou ã pois apesar de já ser possível registar domínios com acentuação existem ainda algumas dificuldades técnicas para implementar domínios com este tipo de caracteres. Se registar com acentos, registe o domínio sem acentos também.
  • Pense bem antes de registar um nome, pois após o registo não é possível alterar.
  • Se o nome que pretende já se encontrar registado, escolha outro ou tente registar com outra terminação: .net, .org, .info, .biz, etc.
  • Não registe um nome muito longo e com muitas palavras. O máximo de caracteres para um domínio é de 63 (o que já é um exagero). Quanto mais longo for o nome, mais difícil é de fixar. Se tiver mesmo de escolher um domínio longo, opte por usar um hífen para separar as palavras, porque senão torna-se demasiado complicado para o utilizador fixar. Por exemplo: www.o-melhor-bitoque-com-ovo-a-cavalo-da-zona-oeste.com.


No entanto, para quê um nome tão comprido? Quanto menos caracteres o domínio tiver melhor, pois o Google só lê uma parte da URL e quando implementar o seu site, provavelmente terá que criar paginas que irão gerar URLs a partir do seu domínio e é muito importante que o Google – e outros motores de busca – consiga ler essa URL toda.

Compre várias extensões do mesmo domínio para se proteger de futuros concorrentes. Se tiver possibilidade, compre as extensões mais comuns (.com, .info, .org, .pt). Isto porque se começar a ter sucesso, certamente aparecerão concorrentes a registarem as outras extensões do seu domínio. Antecipe-se.

Se for para utilização profissional, procure registrar um domínio .pt ou .com, são mais credíveis.

Não registre domínios com nomes de marcas registradas. Parece óbvio mas convém sempre relembrar.

Além disso, confirme se tem acesso total ao painel de administração do domínio de modo a poder modificar os dados do mesmo.

Certificados SSL

Através de uma parceria com a  Comodo, empresa mundialmente conhecidas em segurança digital, a Inforcinco coloca à sua disposição a máxima segurança para as transações do seu site através do certificado digital de servidor SSL (Secure Sockets Layer) com criptografia real até 256 bits, a mais forte existente no mercado.

Um Certificado SSL consiste num código implementado no servidor que permite a encriptação de conteúdos.
Este certificado é utilizado, na maioria das vezes, em websites que necessitem de garantir segurança na manipulação e transferência de dados, como por exemplo lojas online, bancos, sites governamentais entre outros.

Um website com certificado SSL, permite a transferência de dados entre o servidor e o terminal do visitante de forma encriptada, garantindo assim total segurança contra intercepção de dados confidenciais por terceiros.

Contacte-nos e veja as soluções que temos para si

Activando o ícone "lock" do navegador (browser), o certificado digital assegura aos seus visitantes que os números dos cartões de crédito ou outras informações confidenciais não sejam vistos, interceptados ou alterados por outros.

PRECISA DE AJUDA?

Na Inforcinco encontrará uma equipa ao seu dispor

Morada

Rua Formosa 54 • 6300-837 Guarda